O trigo é uma boa fonte de carboidratos, principalmente, os carboidratos complexos que é uma das fontes mais eficientes de energia para o corpo humano. Os carboidratos complexos correspondem àqueles com estrutura química maior, como os polissacarídeos, devido ao seu tamanho, são digeridos e absorvidos lentamente , ocasionando aumento pequeno e gradual da glicemia.
Exemplos: Arroz, batata, e massa.
O trigo também possui um carboidrato fibroso, não digerível, também conhecido como celulose, que possui varias ações benéficas para o organismo. Não são utilizados como fonte de energia, e sim, como, suplemento de vitaminas e minerais, ajudando a manter o trato intestinal saudável.
A proteína também está presente no trigo, porém de maneira moderada, também chamada de proteína incompleta, isto é, embora possa encontrar 8 aminoácidos necessários,não possui a quantidade adequada para o organismo humano.
Vitaminas e Minerais presentes no trigo:
Timina e Niacina- o trigo é uma boa fonte dessas vitaminas do complexo B. A Timina, Vitamina B1, melhora a circulação e ajuda na produção do acido clorídrico,a formação de sangue e o metabolismo de carboidratos. A Tiamina afeta a energia, os problemas de crescimento e a capacidade de aprendizado e é necessária para a tonicidade muscular normal dos intestinos, estômago e coração.
A Niacina, Vitamina B3, é necessária para a circulação adequada e pele saudável. Vitamina B3 ajuda no funcionamento do sistema nervoso, no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas e na produção de ácido clorídrico para o sistema digestivo. A niacina reduz o colesterol e melhora a circulação.
Ferro e Zinco- o trigo possui quantidade adequada desses mineirais para reposição diária. O ferro é utilizado para a fabricação da hemoglobina, um pigmento vermelho do sangue, responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões a todas as células do organismo, e também participa da formação da mioglobina (substância presente nos músculos e portadora de oxigênio). Participa ainda de processos orgânicos relacionados com a produção de energia, e tem ação no sistema imunológico e sistema nervoso central
O Zinco é um co-fator de várias enzimas do organismo, exerce um importante papel no crescimento e desenvolvimento, na cicatrização de ferimentos, na acuidade do paladar e no apetite, na função imunológica e na expressão de genes (1-4).
Millena Ganem Bannwart
http://www.ilsi.org/Brasil/Documents/Presentation%20Trigo.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário