terça-feira, 1 de julho de 2014

Triticum durum

Conhecido como trigo Duro, ou trigo Rijo, o T. durum é um tipo de raiz do trigo. A espécie é conhecida como "trigo de macarrão", porque com ela os árabes e os sicilianos principiaram a perpetrar as suas massas nos entornos de 1100,1200 depois de Cristo.
O trigo duro é muito diferente do trigo mole, o trigo duro possui caule forte, espiga comprida e erguida, arestas largas e escuras, os grãos são compridos e translúcidos, muitos duros, e cor amarelada. Para a moagem do trigo duro utilizam-se cilindros especiais estriados, que reduzem o grão a pequenos grânulos, sem danificar a sua estrutura físico-química. Do trigo duro obtém-se uma sêmola amarela da cor natural do grão, que mantém as mesmas substâncias alimentares e os princípios vitais do grão inteiro, com importantes percentagens de fibra e gérmen

Trigo duro, vermelho, de inverno - De elevado teor de proteínas, utilizado na farinha de pães ultra-fermentados e rijos. Suas sementes são avermelhadas ou marrons, possuem conteúdo  diversificado de proteína e são cultivadas em estados das Grandes Planícies, entre o rio Mississippi e as montanhas rochosas. A farinha produzida com esse tipo de trigo é utilizada em pães e similares. O trigo de inverno difere-se do trigo da primavera por ser plantado no outono, quando brota, e depois fica dormente durante o inverno.

Trigo duro, vermelho, de primavera — Com mais proteína ainda, utilizado no mesmo gênero de fabricação de pães, como os italianos. Os caroços pequenos e avermelhados caracterizam as sementes de trigo duro e vermelho de primavera, que também contêm as maiores quantidades de proteínas. O trigo duro é utilizado em pães por causa de sua quantidade de proteínas e por sua capacidade de ser moído. Ele é cultivado nos EUA, em Minnesota, Montana, Dakota do Sul e Dakota do Norte. As plantações de trigo de primavera são mais baixas do que as de inverno, mas custam mais caro no mercado americano. O trigo da primavera é plantado na primavera e colhido no inverno.

Trigo Branco e Duro - Quase idêntico ao vermelho, o trigo branco e duro é modificado geneticamente para ser mais claro, brando e doce, mas com a mesma quantidade de fibras. Ao invés de ser utilizado em pães, o trigo branco e duro é utilizado em tortilhas e macarrão oriental.



Millena Ganem Bannwart
http://super.abril.com.br/alimentacao/terra-trigo-439561.shtml
http://www.paparoka.com/o-trigo-duro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário