quinta-feira, 3 de julho de 2014

Gliadina: A Proteína do Glúten

A Gliadina é uma proteína presente no trigo e nas outras famílias do gênero Triticum. A gliadina e a glutenina, são os dois principais componentes do glúten, a gliadina é a parte solúvel, enquanto a glutenina é a parte insolúvel que compõe o glúten. A Gliadina possui compostos monoméricos, diferente da glutenina que possui polímeros. 
A Gliadina é divida conforme sua sequência de aminoácidos:
alfa/beta-gliadinas- são solúveis em álcoois de baixo percentual;
gama-gliadina-  forma ancestral de gliadina rica em cisteína com apenas intracadeias de pontes dissulfeto;
sigma-gliadina- solúveis em percentagens maiores, de 30-50% de acetonitrilo ácida.

O Trigo é um dos grãos mais consumidos no mundo inteiro e torna-se uma parte substância da dieta humana,  hoje em dia 1% da população é atingida pela doença Celíaca, na qual a pessoa é sensível à alfa,beta e gama gliadina. Aqueles que são sensíveis ao trigo, ou seja, possuem a doença urticaria, que pode manisfestar como uma alergia alimentar, mas também pode ser uma alergia de contato, são sensíveis a sigma gliadina.
A Gliadina também pode servir como carregadora de enzimas, como a superóxido dismutase, que se funde com a gliadina, formando GliSODin. O superóxido dismutase (SOD), é naturalmente criado pelo corpo para ajudar a proteger contra os danos nas células, a Gliadina é enrolada no SOD, protegendo a enzima dos ácidos que estão dentro do estômago e permite a passagem para o intestino para ser absorvido pelo organismo. O GliSODin ajuda a lutar contra a fibrose hepática, toxidade alérgica e inflamação alérgica, o GliSODin também tem propriedades neuroprotetoras e tem mostrado proteção contra o envelhecimento e auxilia atletas, diminuindo o lactato após exercícios.
A Gliadina Deaminada, ou seja, é retirado seu radical amina, é produzida a partir do tratamento com ácido. A enzima transglutaminase tecidual converte a glutamina para ácido glutâmico, isso ocorre porque as gliadinas são solúveis em álcool e não pode ser misturada com outros alimentos sem alterar a qualidade deles.
A Doença Celíaca é a intolerância ao glúten, mas focada na gliadina, a proteína tem a capacidade de ativar a doença  na pessoa através da sequência de aminoácidos. A doença Celíaca começa com uma intolerância, porém, como ela pode passar despercebida  durante um longo período, pode causar graves danos ao sistema digestivo e causar outros problemas, como a intolerância a lactose. A doença exige um tratamento de uma dieta sem glúten ao longo da vida.


Transglutaminase tecidual

Millena Ganem Bannwart e Carlos Egito Jr.

http://en.wikipedia.org/wiki/Gliadin
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23482055

3 comentários:

  1. Ótima postagem.
    Vejo muitas pessoas falando sobre o Glúten, sem base alguma , vou recomendar sua página para muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Interessante! gostei muito quais são as referências desse artigo?.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, sou uma das pessoas que fala de glúten sem entender muito do assunto. Mas o que digo, é suficiente para curar qualquer celíaco. Logo, não existe individuos que seja intolerantes a essas proteínas. Existe sim, individuos que de tanto comer alimentos com venenos (conservantes?), principalmente os iogurtes envenenados (conservados),em doses cavalar,dispinibilizados em qualquer loja de alimento, a vista e conivencia dos orgãos de saúde, que isso sim, é o grande respinsável pelo aparecimento do celíaco. Isso, o iogurte envenenado, como também todo alimento que passou por fermentação, causa um um deslocamento, desordem na flira intestinal, saindo a primitiva dos folículos untestunais, cujas as mesmas são capazes de digerir essas proteínas, com o veneno presente na corrente intestunal, morre jutamente com que come esse tipo de "engodo licenciado". O que fazer?:
    Deixar de comer tudo que contenha veneno.
    Proceder com uma desentoxicação intestinal.
    E o mais importante: fazer uso gradual de alumentos fermentados de cereal e o acompanhamento de um esperimentado naturalista, conhecedor desse assunto.
    Contanto, brigar com o "sistema caos, mentiroso e criador divugador de mentiras bém (mal) contadas.

    ResponderExcluir