segunda-feira, 16 de junho de 2014

Doença Celíaca: Classificação de Marsh

A Doença Celíaca é classificada em 5 estágios, chamados Classificação de Marsh. É uma classificação microscópica do estado da mucosa intestinal, levando em conta o grau de artrofia e a presença de células inflamatórias.
Estagio 0 (zero) : Considerada estado normal da mucosa é uma mucosa pré-infiltrativa, estima-se que 5% dos pacientes apresentam esse estagio.

Estágio 1 : Aumento do número de linfócitos intra-epiteliais de 30 para 100.

Estágio 2 : Hiperplasia das criptas. As criptas se tornam mais profundas, porém não se reduz  a altura dos vilos. A medida que se ingere o glúten, induz essas mudanças.

Estágio 3 : Artrofia dos vilos, subdivididos em :
                - A : parcial;
                -B : subtotal 
                -C : total
É o estágio mais comum entre os pacientes Celíacos. A mucosa apresenta lesões intensas, muitos indivíduos são assintomáticos. É um estágio mais difícil de ser identificado, já que pode levar a outros diagnósticos, como:  giardiase severa, isquemia crônica do intestino delgado, nas deficiências de imunoglobulinas e outras imunodeficiências. 

Estágio 4 : Artofia completa dos vilos. Pode ser considerada uma lesão terminal em um grupo pequeno de pacientes que não vão responder a uma dieta sem glúten  e podem desenvolver lesões malignas. 


Diagnóstico de um paciente Celíaco com grau 3 de Marsh.
Millena Ganem Bannwart

http://www.worldgastroenterology.org/assets/downloads/pt/pdf/guidelines/celiac_disease_pt.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário