Os anticorpos anti-gliadina são produzidos em resposta a gliadina. O trigo é codificado por diferentes alelos AA,BB e DD, estes alelos podem produzir diferentes gliadinas que podem causar no organismo a produção de diferentes anticorpos. Alguns destes anticorpos pode detectar proteínas especificas.
Anti-gliadina IgA- Esse anticorpo encontra-se em aproximadamente 80% dos pacientes com Doença Celíaca. É dirigido contra a alfa/beta e gama gliadinas, alguns pacientes podem ter neuropatias que respondem favoravelmente a uma dieta de eliminação do glúten.
Anti- Gliadina IgG - A igG é semelhante ao IgA, porém se encontra em níveis mais elevados em pacientes com a IgA. Também esta associada a Doença Celíaca e sensibilidade ao glúten.
Anti-Gliadina IgE- São encontrados em alergias, como urticária e asma, o alvo dos anticorpos é a sigma-5-gliadina.
AGA (IgA) é um exame de sangue usado para detectar a presença da doença Celíaca, alergias ou fenômenos idiopáticos. A medição do AGA é feito com ELISA, testes medem o nível de AGA em relação a um padrão, tal como um nível de 10, mais do que 10 é igual a Doença Celíaca, a média esperada é de um valor igual a 3.
Os anticorpos anti-gliadina foram um dos primeiros marcadores sorológicos da doença. A sensibilidade do paciente é de cerca 85%. Para o diagnóstico da doença celíaca é feito o exame anticorpo antigliadina (IgA) e anticorpo anti-endomísio (IgA) e anticorpo antitransglutaminase. Mesmo dando positivo, não quer dizer que a pessoa tenha doença celíaca. Em seguida, é pedido uma biopsia endoscópica do intestino. Alguns pacientes podem ser assintomáticos,porém quaisquer sinais devem ser valorizados para a investigar a doença.
Millena Ganem Bannwart e Carlos Egito Jr.
http://en.wikipedia.org/wiki/Anti-gliadin_antibodies
Nenhum comentário:
Postar um comentário