A doença celíaca é mais conhecida como intolerância ao gluten, porém, existem pessoas que não possuem a doença autoimune e sim alergia ao trigo e suas proteínas.
A Alergia ao Trigo, que é uma alergia alimentar clássica, marcada por reações na pele,respiratória, ou gastrointestinais aos alérgenos do trigo.
A Sensibilidade ao glúten, é muito parecida com a Doença Celíaca,porque Depois de consumir glúten, os pacientes podem experimentar muitos sintomas da doença, tais como diarreia, fadiga e dor nas articulações, mas não parecem ter intestinos danificados.
Existem dados observacionais de pacientes que relatam sintomas relacionados ao glúten, mas sem evidências de doença celíaca. Por exemplo, em uma série prospectiva de 94 adultos que relataram sintomas abdominais após a ingestão de cereal, 63% dos participantes do estudo não apresentavam doença celíaca ou alergia a cereais nos exames histológicos ou imunológicos.Apesar disso, esses indivíduos beneficiaram-se sintomaticamente de uma dieta livre de glúten, embora a dieta não tenha sido testada em um grupo separado de 30 controles. Historicamente, também tem sido observado que parece haver um aumento na prevalência de anticorpos antigliadina naqueles que reclamam de sintomas relacionados ao glúten (40%) e em pacientes com síndrome do intestino irritável (17%)em comparação a controles saudáveis (12%) apesar da exclusão de doença celíaca através de biópsias duodenais normais e testes negativos para anticorpos antiendomísio e antitransglutaminase tecidual.
Há incerteza se é a retirada do glúten especificamente que beneficia os pacientes, ou se outro componente do trigo é o culpado. A opinião de especialistas e um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, controlado por placebo com repetição do desafio,sugerem que os frutanos fermentáveis (carboidratos presentes no trigo) podem provocar sintomas gastrintestinais em pacientes com síndrome do intestino irritável. Assim, a retirada do glúten pode, inadvertidamente, estar reduzindo a ingestão de frutanos, que interagem com a microbiota intestinal, havendo produção de gases e fermentação.
Carlos Egito Jr.
http://www.grupoa.com.br/revista-bmj/artigo/8507/sensibilidade-ao-gluten-na-ausencia-de-doenca-celiaca.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário