quarta-feira, 2 de julho de 2014

Glúten: Ruim para quem?

Titulo usado na reportagem da revista VEJA, indaga o porquê da eliminação do glúten nas dietas atuais.

A reportagem  retrata que o glúten não engorda e que deixar de come-lo pode ajudar a emagrecer, mas pela redução do carboidrato e não da proteína.
Alguns especialistas iniciaram um movimento contra o glúten, para provar que a proteína está ligada ao aumento de doenças graves, como as cardíacas e o Alzheimer.
As celebridades dizem que seus  corpos magros e esbeltos estão ligados à dieta sem glúten, muitos nutricionistas defendem que a eliminação do glúten e as dietas Detox, proporcionam maior beneficio nutricional, entre os médicos é raro quem defende, pois não há  evidencias cientificas que comprovem o funcionamento da dieta.
Os alimentos ricos em carboidratos e com alto indice glicemico,são aqueles que o glúten está presente, como as massas, bolos, biscoitos, que podem engordar e aumentar o indice glicemico. Porém essas consequencias não são desencadeas pelo gluten em si, e sim, pelo açucar que contem no carboidrato.
"Se uma pessoa está acima do peso, não é porque está comendo glúten. E, se emagrece com a dieta sem glúten, não é pela ausência dele, mas pela redução do consumo de carboidrato", diz Vera Lúcia Sdepanian, chefe da disciplina de gastroenterologia pediátrica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
O gluten é prejudicial para aqueles que possuem a doença Celiaca. Quando um celiaco consome gluten, seu sistema imunologico reconhece a proteina como um inimigo e reage contra ela, prejudicando o intestino delgado e a absorção de nutrientes. Há ainda pessoas que não sofrem da doença celíaca,mas tem intolerancia ao gluten, elas passam mal quando consomem a proteina, mas não tem o intestino danificado e não sofrem uma doença crônica.
Para o restante da humanidade, ainda não se provou que comer um prato de macarrão prejudique a saúde. "O glúten é uma proteína complexa, mas o tubo digestivo de pessoas livres de doença celíaca está totalmente preparado para digeri-lo sem qualquer problema", diz Flávio Steinwurz, gastroenterologista do Hospital Albert Einstein e do Colégio Americano de Gastroenterologia. "Se o glúten prejudicasse a absorção de nutrientes no intestino de todas as pessoas, estaríamos todos desnutridos.''


Carlos Egito jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário