quinta-feira, 26 de junho de 2014

Pergunta Feita Em Sala

Pergunta: '' De acordo com a polêmica atual sobre o consumo de grãos integrais por partes dos nutricionistas, explique o que ocorre no metabolismo ao ingerir trigo integral? Comparando com o metabolismo do trigo refinado. Essa diferença traz somente benefícios energeticos? ou realmente auxilia no metabolismo humano?

Resposta: A maioria dos alimentos que contêm trigo, refinado ou integral, possui carboidratos  e ao ingerí-los ocorre o mesmo processo no corpo. Para sua metabolização a insulina retira a  glicose do sangue e a estoca nas células.
Hoje com a manipulação genética do grão, pode-se dizer  que, o trigo se tornou mais prejudicial à saúde,segundos estudos, duas fatias ingeridas de pão integral aumenta a glicose no sangue mais que açúcar de cozinha. Com isso, a frequência do nível  de insulina aumenta, levando a várias doenças no organismo.
A proteína Gliadina é responsável por efeitos inflamatórios adversos para à saúde, além de estimular o apetite (por isso a sensação de que quanto mais come, mais se tem vontade de comer) e um outro fator é a ação do glúten que é responsável pelo efeito inflamatório destrutivo no intestino e no sistema nervoso central, além de causar a doença celíaca, que está explicada neste blog
As Fectinas são provavelmete as causadoras do aumento da permeabilidade intestinal o que acarreta problemas inflamatórios e autoimunes e Amilopectina A é a responsável pelo aumento do açúcar no sangue e também leva ao aumento do depósito de gordura no tecido adiposo. 
O trigo integral não possui muitas diferenças energéticas em comparação ao trigo refinado, os valores    calóricos são muito próximos, a diferença maior é a quantidade de fibras que o trigo integral possui . Tanto o trigo refinado,quanto o integral desenvolvem doenças no organismo, gerando uma série de inflamações intestinais. 
Conclui-se  que o trigo eleva a taxa de glicose no sangue, por isso se deve evitar o consumo excessivo, além de ser um indutor de inflamação crônica e doenças autoimune. Porém, se o trigo traz todos esses malefícios, por que ainda consumo é alto? Pode-se fazer uma ponte entre duas grandes industrias (a alimentícia e a farmacêutica) e os benefícios econômicos que o trigo traz. Afinal, ele possui propriedades que estimulam a fome, logo, a pessoa come mais, não se satisfazendo, compra mais alimentos, gerando um ciclo vicioso. E, por ter propriedades inflamatórias e causar diversas doenças, ajuda a abastecer a indústria de medicamentos, porém, são apenas suposições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário