segunda-feira, 16 de junho de 2014

A História Do Trigo

         
O Trigo está presente há cerca de 10.000 anos na história da humanidade. Desde que o homem começou a plantar e domesticar animais o trigo estava como fonte de alimento do homem. Exitem registros que foi na Mesopotâmia os primeiros cultivos desse cereal, nos dias atuais essa região representa uma faixa que vai do Egito ao Iraque, chamado de crescente fértil pelos historiadores.
A forma como era consumida, era numa espécie de papa que era misturada a peixes e frutas. A invenção do pão vem depois, pelos egípcios, por volta de 4.000 a. C. com a fermentação. 
            
 O trigo tem um papel importante na história, deve-se a invenção da escrita ao trigo. Segundo a história a escrita foi criada pelos sumérios e para registrar o comércio do trigo e o produto excedente eles desenvolveram a técnica da escrita.  Da mesopotâmia o trigo foi para o mundo todo. Os chineses foram um dos maiores produtores de trigo há 2.000 a. C. com o trigo eles faziam farinha, macarrão e outras coisas do tipo. Alguns historiadores  dizem que Marco Polo conheceu o macarrão na China e o levou para Itália fazendo algumas modificações. 

    

        História do Trigo no Brasil

  No Brasil existem relatos que o trigo chegou no ano de 1.534, trazido pelo português Martim Afonso de Souza, que desembarcou na capitania de São Vicente. O clima quente do nordeste dificultou a expansão da cultura do trigo no Brasil naquela época. Depois de diversas pesquisas e cruzamento de espécies puras e modificadas chegaram ao trigo transgênico em 1940 a cultura se expandiu pelo sul do Brasil principalmente pelo estado do Paraná onde existe a maior produção do cereal no Brasil. Nos dias atuais o Brasil representa o segundo maior produtor de trigo do mundo perdendo somente para os Estados Unidos. Produção Brasileira segundo a Embrapa_Trigo safra 2012/2013 6 milhões de toneladas. As imagens abaixo mostram técnicas de colheita do trigo na época dos egípcios representada em um papiro e a outra imagem mostra uma forma moderna dos dias atuais.

Carlos Alves do Egito jr.
 http://www.cnpt.embrapa.br/culturas/trigo/
http://www.abitrigo.com.br/index.php?mpg=02.04.00
http://www.cnpso.embrapa.br/index.php?op_page=91&cod_pai=71

Nenhum comentário:

Postar um comentário